X
Dando continuidade à nossa série comemorativa de posts, em maio escolhemos falar sobre a comunicação de ações sociais. Isso porque o mês foi marcado por notícias relacionadas ao Covid-19 e todos os seus impactos na vida das pessoas. E, como um desdobramento, a pauta sobre a função social das marcas está mais aquecido do que nunca (assim como os olhares digitais nunca estiveram tão atentos a qualquer sinal de oportunismo e “green wash”).
A associação de marcas e ações sociais é, por essência, delicada. Como agência de PR, focada em construção de marcas fortes e consistentes, sempre defendemos que iniciativas assistenciais de empresas estejam conectadas com seu propósito e enraizadas em seu DNA. Como é o caso na Exto, um dos clientes mais antigos aqui na Coletiva, que atua em diversos projetos sociais, em parceria com ONGs e instituições do terceiro setor.
O orfanato Jesus Maria José é uma das instituições auxiliadas pela marca, através de doações e do patrocínio de atividades como aulas de balé. No fim de 2015, fomos chamados pela marca para somar ao projeto de reforma de um espaço ocioso em sala de balé e gerar ainda mais impacto. Como solução, sugerimos articularmos uma parceria com a Capezio, para a entrega de roupas e sapatilhas especializadas, além da realização de uma apresentação de uma de suas embaixadoras, a bailarina Giovana Puoli, fazendo a data virar uma verdadeira magia para os pequenos.
O principal resultado que conquistamos com a ação é imensurável: o impacto positivo na vida dessas crianças, que além do acesso a aulas de balé, passaram a contar com estrutura e equipamentos de qualidade. E, como consequência de uma ação com propósito, também garantimos visibilidade para a iniciativa da marca, que foi pauta no Estadão e uma série de outros veículos.
Um ano depois, no fim de 2016, como fruto da parceria que estabelecemos com a Capezio, recebemos o convite para a construção de uma nova sala de balé, dessa vez na ONG Florescer. Levamos a oportunidade à Exto, que aceitou prontamente, e estendemos a ajuda a mais crianças em situação de vulnerabilidade. Novamente, como consequência (e não objetivo), a marca da incorporadora ganhou destaque, tanto em veículos da grande imprensa (como o DCI), como nas redes sociais, já que a inauguração do novo espaço contou com a participação da Karina Bacchi, embaixadora da ONG.
Desde então, seguimos desenvolvendo ações sociais em parceria com a marca, que não necessariamente fazem parte da pauta de divulgações, já que o objetivo central é o impacto (e visibilidade é consequência). É o caso das ações assistenciais que a marca vem desenvolvendo para ajudar no combate ao Covid-19, em especial doações para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Aumentar impacto social das ações direcionadas para o orfanato Jesus Maria José, em São Paulo