Julho é o mês oficial do Tomorrowland, na Bélgica. E, pra gente, esse é sempre uma época de nostalgia. Mesmo com a pandemia, a edição 2020 está confirmada, em um formato totalmente novo: o festival será online, transmitido em tempo real para o mundo todo. Estamos na expectativa para a repercussão desse novo formato (um marco para o mercado de eventos global) e, claro, não poderíamos escolher outro case para a série comemorativa dos nossos 10 anos.
Em 2014, para comemorar os 10 anos do festival na Bélgica, o Tomorrowland organizou uma transmissão simultânea no Parque Cândido Portinari, em SP. Na ocasião, uma grande notícia foi revelada aos brasileiros fãs de música eletrônica: a chegada do evento ao Brasil. A Coletiva foi responsável pelo planejamento e a execução do plano de PR desse anúncio - e esse é um dos cases mais especiais para nós.
Nosso trabalho junto ao Tomorrowland Brasil se dividiu em duas fases: o planejamento e a divulgação da transmissão simultânea do evento oficial em São Paulo; e a divulgação de todos os detalhes da primeira edição tupiniquim do festival, após a divulgação.
O projeto - de maio a agosto de 2014 - foi construído a diversas mãos, para garantir o maior impacto possível com a notícia. Tínhamos o desafio de não apenas comunicar sobre a realização do evento, como despertar interesse e fortalecer a imagem da plataforma no Brasil. E o que faz desse case tão especial para a Coletiva é a assertividade com que conseguimos entregar esses resultados.
Nossa estratégia de PR se baseou em duas principais frentes: qualitativa e quantitativa. Para a primeira, apostamos em relacionamento próximo (1to1) com formadores de opinião-chave; para a segunda, potencializamos o interesse orgânico da imprensa pela notícia através de seeding em tempo real e pós-evento.
Nossa sugestão de como contar isso em primeira mão para todos, de imprensa a público, foi convidando o headliner David Guetta a entrar no telão, em meio ao evento no Parque, e contar a notícia para todos.
Garantimos cobertura consistente (com informações exclusivas) nos principais veículos do país - entre eles Estadão, Folha, Veja e G1. E, mais que isso, geramos awareness qualificado em todo o país, com mais de 715 matérias falando sobre a chegada do Tomorrowland ao Brasil. Como reflexo dessas conquistas, o evento no Parque Cândido Portinari foi um enorme sucesso (de público e de menções nas redes sociais), assim como a primeira edição do evento no Brasil, no ano seguinte.